O que é o WordPress? O gestor de conteúdos mais Popular do mundo…

O que é WordPress? É um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que alimenta mais de 35% de todos os sites da internet – e esse número continua a crescer todos os anos. Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

Normalmente, os CMS são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em uma loja e-commerce. Eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você quiser.

Uma das melhores coisas no WordPress é que ele vem uma interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar com o WordPress. Você vai poder escrever, criar e publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz no editor de textos da Microsoft.

O WordPress tem algumas vantagens e ele é, de longe, a melhor plataforma para qualquer um que queira começar um site sem precisar conhecer de programação.

Prós

  1. Baixo custo. Você só precisa pagar pela hospedagem de sites. O software do WordPress e a maioria dos plugins e temas são gratuitos.
  2. Fácil instalação e atualização. Ao contrário de muitos outros CMS, o WordPress nem precisa de configuração. E você pode atualizá-lo com apenas um clique.
  3. Simples de gerenciar. Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para realizar tarefas diárias. Entre elas escrever, editar posts, fazer download de imagens, gerenciar usuários, adicionar menus e instalar temas e plugins.
  4. Design personalizável. Com milhares de temas WordPress já prontos para usar, você pode criar um visual personalizado que se encaixa com seu nicho de atuação. Por exemplo, existem temas específicos para restaurantes, estudantes de medicina, pequenos negócios, conteúdos de games e assim por diante.
  5. Funcionalidades personalizáveis. Você pode usar uma avalanche de plugins para estender as funcionalidades do WordPress. Basicamente, você consegue encontrar um plugin específico para qualquer tipo de tarefa que estiver procurando. Tem de tudo: desde SEO (Search Engine Optimization) à organização de eventos.
  6. Comunidade engajada para ajudar. O WordPress tem uma comunidade mundial gigantesca e um fórum muito útil caso você precise de ajuda com seu site. Se você não sabe, não conhece algo ou tenha problema com qualquer coisa, você encontra ajuda e solução muito rapidamente.
  7. Código aberto. Você nunca precisa pagar pelo software do WordPress, o que não acontece com outros tipos de CMS.

Contras

  1. Preocupações com segurança. Como o WordPress roda mais de 35% dos sites da internet, ele também é, frequentemente, alvo de ataques de hackers. Entretanto, se você instalar um plugin de segurança você consegue reduzir esse risco a quase zero.
  2. Conteúdos de terceiros. Como a maioria dos plugins e temas do WordPress são criados por terceiros, às vezes eles podem ser um pouco bugados. Antes de instalar um novo plugin ou tema, sempre leia a descrição deles e as análises dos usuários para saber opinião de uso. E, se ainda assim não tiver certeza, pergunte ao suporte da comunidade sobre dicas e informações.
  3. Tempo de carregamento de página. Se você tiver muitos plugins instalados, seu site pode ficar lento. Mas você pode instalar um plugin de cache, pois ele geralmente resolve esse problema.

Related posts